Lançamento do Remake de To Heart: Data e Novidades Reveladas por Aquaplus e Shiravune
Em uma aguardada animação do mundo dos jogos, a AQUAPLUS fez uma revelação significativa nesta quinta-feira ao divulgar um novo vídeo promocional para o remake de sua icônica visual novel/dating sim de 1997, To Heart. Paralelamente, a Shiravune anunciou a tão esperada versão em inglês do remake, proporcionando aos fãs de longa data e novos jogadores a oportunidade de mergulhar neste clássico renovado. A data de lançamento foi revelada: o jogo estará disponível em 26 de junho para o público, enquanto a versão em inglês deverá chegar um dia antes, em 25 de junho, considerando as diferenças de fuso horário. Essa estratégia de lançamento pretende engajar uma audiência global, enfatizando a relevância duradoura e o apelo desse jogo, que moldou o gênero de visual novels ao longo dos anos.
A nova promoção não apenas marca o retorno de To Heart, mas também destaca a reinterpretação da famosa canção de abertura “Feeling Heart”, que agora é executada pela artista YURiKA. Esta nova versão traz um toque contemporâneo a uma composição que já fez história, originalmente cantada por Nakatsukasa Masami na versão do PSX do jogo e na adaptação para anime de 1999. Os amantes da música e da nostalgia podem se deliciar com a comparação entre a abertura original de 1999 e a nova recriação, mostrando como o jogo evoluiu, mas mantendo suas raízes. Este cuidado com a arte mostra o compromisso da AQUAPLUS em oferecer não apenas um produto, mas uma experiência totalmente nova, enquanto respeita a essência do original.
Além deste destaque musical, a versão da Shiravune do jogo também incluirá uma tradução oficial em chinês, marcando a primeira tradução internacional já realizada para To Heart. Essa iniciativa é reveladora do crescente interesse por novelas visuais e jogos de simulação de namoro fora do Japão, apresentando uma oportunidade única para os fãs internacionais se conectarem com a narrativa e os personagens que marcaram um tempo de ouro no desenvolvimento de jogos. Fatores como a democratização do acesso a jogos e a popularização da cultura pop japonesa em todo o mundo mostram que é um momento importante e oportuno para essa liberação.
Segundo informações disponíveis no site do jogo, novas e emocionantes funcionalidades foram implementadas no remake, incluindo eventos dentro do jogo que foram integralmente recriados em CG com apresentações cinematográficas. Este upgrade artístico permitirá que os jogadores vivenciem a história de forma mais imersiva. Outro aspecto notável é a flexibilidade que o jogo oferecerá aos seus usuários: será possível alternar entre uma apresentação de texto de uma ou duas linhas – conhecida como “ADV” – e várias linhas sobrepostas às graficidades – a “NVL”, conforme o estilo original. Isso, sem dúvida, apela a uma nova geração de jogadores que pode preferir diferentes experiências de leitura e visualização.
No que diz respeito ao elenco, novos talentos se juntaram a personagens favoritos dos fãs. Kakeru Hota dará voz a Shiho, Saho Shirasu interpretará Aoi Matsubara e Shōgo Sakata assumirá o papel principal de Hiroyuki Fujita, que era originalmente não-voiced no jogo, mas ganhou voz na adaptação em anime por Kazuya Ichijō. Além disso, os jogadores terão a chance de escolher entre os vocais do elenco original e os novos, abrindo um leque de opções que valoriza tanto a tradição quanto a inovação. Os elencos anteriores confirmados incluem Kana Ichinose como Akari Kamigishi e Hina Yomiya como Multi, que, vale lembrar, foi dublada anteriormente por Ayako Kawasumi e Yui Horie, respectivamente. O nível de personalização que esta proposta permite certamente contribuirá para uma melhor experiência e identificação com os personagens.
No que tange à acessibilidade do jogo, ele será disponibilizado em versões digitais no Nintendo Switch e Steam, além de uma edição física regular para o Switch. Pouco se sabe sobre uma possível edição premium, que estará disponível tanto no Switch quanto no Steam, que incluirá todos os 13 episódios da adaptação para anime de 1999. Contudo, vale ressaltar que a versão em inglês da Shiravune não menciona a inclusão dessa edição premium com a adaptação do anime. Isso pode gerar certa expectativa em torno das possibilidades futuras, afinal, quem não gostaria de ter a experiência completa do glorioso legado que To Heart representa?
É importante lembrar que AQUAPLUS lançou a visual novel To Heart pela primeira vez em 1997 para Windows, o que levou à sua primeira adaptação para consoles em 1999 no PlayStation. Ambas as versões, conforme observado, diferem bastante em suas tramas, mas apesar de suas mudanças significativas, To Heart conseguiu cativar o público e se estabelecer como um clássico no gênero. Seu design de personagens e ritmo relaxado influenciaram uma ampla gama de mídias otaku nos anos subsequentes, destacando como a inovação e o apelo emocional continuam a impactar a indústria de jogos. A personagem Multi, que muitos otakus reconhecem como um símbolo do design de personagens “moe”, ilustra perfeitamente essa combinação de charme e vulnerabilidade que a narrativa do jogo sempre apresentou.
Como um marco da indústria de visual novels, To Heart não apenas causou alvoroço no momento de seu lançamento, mas também se tornou um ponto de referência para uma infinidade de sequências e adaptações, incluindo uma animação em televisão em 1999, bem como a segunda temporada intitulada ToHeart – Remember my memories lançada em 2004. O jogo ainda inspirou a sequência To Heart 2, que também gerou uma série de OVAs e jogos spin-off nos anos posteriores. Com tamanha história e um futuro promissor à frente, mal podemos esperar para ver que novas camadas a AQUAPLUS trará à sua icônica franquia.
Confira o site oficial do jogo para mais detalhes sobre o lançamento e as novidades!
Fontes: Comunicado de imprensa, site do remake de To Heart