|

Dark Horse Comics encerra serviço digital e suporte aos aplicativos

Em uma decisão que impacta a comunidade de leitores de quadrinhos digitais, a Dark Horse Comics anunciou nesta segunda-feira o fechamento de seu serviço Dark Horse Digital (DHD). Embora os usuários ainda possam fazer login e acessar suas coleções de quadrinhos online, as vendas de novos títulos pela plataforma foram encerradas de forma definitiva. A decisão é um reflexo das dificuldades econômicas enfrentadas pela empresa e marca uma nova fase na trajetória de uma das editoras independentes mais relevantes do setor.

Os usuários que utilizam aplicativos da Dark Horse estarão sob um prazo apertado, já que o suporte aos aplicativos para dispositivos iOS, incluindo os de Plants vs. Zombies Comics, concluirá suas operações em 31 de março. A empresa alertou que, após o dia 30 de março, não pode garantir que os usuários conseguirão fazer o download dos quadrinhos que possuem em suas bibliotecas digitais. Para aqueles que ainda não têm, a Dark Horse recomendou a criação de uma conta DHD até a data limite para que seja possível sincronizar suas compras com o aplicativo. A editora também afirmou que o acesso online ao site estará disponível até o verão deste ano, mas que o mesmo será “eventualmente desativado”.

Uma visita ao FAQ da Dark Horse revela mais sobre os direitos dos usuários em relação ao conteúdo digital. A empresa esclarece que, tecnicamente, os leitores não “possuirão” os quadrinhos em suas bibliotecas. Ao contrário do que se pode pensar, a interação com plataformas digitais como Kindle e Nook refere-se a uma licença de leitura, o que implica que os usuários têm o direito de acessar suas coleções apenas em dispositivos autorizados. “Em essência, o que você realmente possui são os direitos de leitura, e não a propriedade do conteúdo”, explicam representantes da empresa.

A situação da Dark Horse Comics está longe de ser um caso isolado; é parte de uma mudança mais ampla no setor de quadrinhos e entretenimento digital. Recentemente, a empresa começou um processo de demissões, embora não tenha revelado quantos cargos foram afetados ou quem foi dispensado. A declaração da editora a respeito das demissões menciona a necessidade de lidar com o “crescimento dos custos operacionais, condições de mercado em mudança e fatores econômicos externos”. Este movimento se intensificou após o anúncio de Konner Knudsen, um dos editores associados da empresa, que compartilhou em suas redes sociais a notícia de sua demissão.

Contextualizando a história de Dark Horse, vale lembrar que a empresa se tornou parte de uma reestruturação mais ampla sob a controladora Embracer Group, que no ano passado se dividiu em três companhias: Asmodee Group, Coffee Stain & Friends e Middle-earth Enterprises & Friends. Este último, por sua vez, é o proprietário da Dark Horse Comics. A Embracer começou a adquirir a editora em dezembro de 2021 e finalizou o processo em março de 2022, em meio a uma série de aquisições de empresas de mídia e jogos que iniciou em 2019. Subsidiárias, propriedades e até mesmo demissões em massa foram consequências da reestruturação forçada após um acordo de investimento de US$ 2 bilhões com a Savvy Games Group não ter ocorrido conforme o planejado em maio de 2023, resultando em um cenário financeiro desafiador.

A Dark Horse Comics foi fundada em 1986 por Mike Richardson, sendo originalmente uma extensão da cadeia de lojas de quadrinhos Things From Another World. A editora marcou sua entrada no mercado publicando seu primeiro mangá, Godzilla: King of the Monsters, em 1987, e desde então tem sido um pilar importante para os quadrinhos independentes.

A situação atual levanta questionamentos importantes sobre o futuro dos produtos digitais e a sustentabilidade das plataformas que oferecem acesso a esse conteúdo. À medida que as empresas enfrentam dificuldades econômicas, leitores e fãs de quadrinhos devem se preparar para um cenário em constante mudança, onde a digitalização pode trazer tanto oportunidades quanto desafios. A evolução do mercado poderá determinar se as empresas encontrarão um novo modelo de negócios que funcione melhor para todos os envolvidos, ou se a comunidade terá de adaptar suas práticas de consumo.

Visite o site oficial da Dark Horse Comics para mais atualizações sobre suas operações e novidades que poderão surgir.

Dark Horse Comics

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *