Filme “Doraemon” de 2025 Mantém-se no Primeiro Lugar, Enquanto “Mononoke” Inicia em Sexto
No emocionante e dinâmico cenário do cinema japonês, o filme “2025 Eiga Doraemon: Nobita no Esekai Monogatari” (Doraemon: Nobita’s Art World Tales) continua a demonstrar sua força, mantendo-se em #1 nas bilheteiras do Japão em seu segundo fim de semana. Com uma performance impressionante e uma recepção calorosa do público, o 44º filme da renomada franquia Doraemon vendeu 467.000 ingressos e arrecadou aproximadamente 576.198.400 ienes (cerca de US$3,85 milhões) entre sexta e domingo. Desde sua estreia em 7 de março, o filme conquistou um total de 1,14 milhão de ingressos vendidos, resultando em uma arrecadação cumulativa de 1.406.502.300 ienes, o que equivale a aproximadamente US$9,41 milhões. Este sucesso é notável em um momento em que o mercado cinematográfico japonês enfrenta constantes mudanças e desafios.
A trama do filme é uma viagem cativante que envolve Doraemon, Nobita e seus amigos enquanto eles adentram uma pintura que os transporta para um mundo medieval europeu. Neste universo, eles se encontram com Claire e Milo, crianças oriundas do reino de Artoria, e também conhecem um pequeno demônio alado chamado Chai. Juntos, eles devem enfrentar um inimigo poderoso para recuperar uma joia lendária. A direção ficou a cargo de Yukiyo Teramoto, já familiarizado com os universos de Doraemon, enquanto o roteiro foi elaborado por Satoshi Itō. O filme também celebra o 45º aniversário das produções cinematográficas de Doraemon, e a talentosa Aimyon se encarregou da canção tema “Sketch”, além de participar com a canção “Kimi no Yume o Kikinagara, Boku wa Waraeru Idea o!” (Uma Ideia Que Me Faz Sorrir Vem Enquanto Escuto Seus Sonhos!).
Por outro lado, a adaptação cinematográfica do mangá “A Girl & Her Guard Dog” (Ojō to Banken-kun) de Hatsuharu destacou-se ao conquistar a terceira posição nas bilheteiras em seu fim de semana de abertura. Com uma venda de 133.000 ingressos e uma arrecadação de 182.339.000 ienes (cerca de US$1,22 milhão), o filme apresenta Riko Fukumoto como Isaku e Jesse, membro do grupo idol SixTONES, no papel de Keiya. A direção é de Keiichi Kobayashi, com o roteiro escrito por Yōsuke Masaike. O tema musical “Barrier” é uma contribuição da banda SixTONES, contribuindo para a atmosfera envolvente do filme.
Enquanto isso, “Mononoke the Movie Trilogy: Chapter 2: The Ashes of Rage” (Gekijōban Mononoke Dai-Ni-Shō: Hinezumi) estreou na sexta posição após sua abertura no Japão na última sexta-feira. O filme arrecadou 98.093.680 ienes (aproximadamente US$656.700) durante o fim de semana, continuando a saga iniciada no primeiro filme da trilogia “Mononoke”, que estreou em julho de 2024. Hiroshi Kamiya retoma seu papel como o Vendedor de Remédios, com outros membros do elenco retornando, incluindo Haruka Tomatsu e Yōko Hikasa. Aina The End proporciona a canção tema “Hana Musō”, trazendo uma nova dimensão à trilha sonora da série.
A animação “Mobile Suit Gundam GQuuuuuuX -Beginning-“, que estreou no Japão em 17 de janeiro, voltou a ocupar uma posição no top 10, alcançando a sétima posição após seu nono fim de semana nas telonas. Durante esse período, o filme arrecadou 115.935.900 ienes (aproximadamente US$776.200), consolidando um total de 1,93 milhão de ingressos vendidos e uma arrecadação cumulativa de 3.190.771.000 ienes (cerca de US$21,36 milhões). Esta obra já superou a receita total da clássica animação “Mobile Suit Gundam III: Encounters in Space” de 1982, trazendo um novo vitório à franquia Gundam. O filme também se destaca como o segundo de maior arrecadação na história da franquia, atrás apenas de “Mobile Suit Gundam Seed FREEDOM”. Durante o mês de fevereiro, o filme foi ampliado com exibições imersivas em MX4D e 4DX, além de conteúdo especial que tece a narrativa após o término da exibição inicial.
No cinema live-action, “Trillion Game”, uma adaptação da obra de Riichirou Inagaki e Ryōichi Ikegami, desceu da quinta para a oitava posição em seu quinto fim de semana. O filme, que arrecadou 71.162.200 ienes (cerca de US$476.300), acumulou um total de 1.748.915.400 ienes (aproximadamente US$11,70 milhões) desde sua estreia. Com uma narrativa que gira em torno da ascensão de uma das maiores corporações do Japão, o filme traz um elenco reconhecido, incluindo Ren Meguro e Hayato Sano, enquanto Yoshiaki Murao retorna para a direção.
Finalmente, o live-action “Under Ninja” permanece na nona posição em seu oitavo fim de semana, com uma arrecadação de 59.503.500 ienes (cerca de US$398.300), resultando em uma soma total de 1.305.384.500 ienes (aproximadamente US$8,73 milhões). Kento Yamazaki e Minami Hamabe, ambos renomados no cenário do cinema japonês, protagonizam a adaptação da obra de Kengo Hanazawa, que continua a cativar o público com suas temáticas intrigantes e performances marcantes.
Com um cenário cinematográfico em constante evolução, os sucessos nas bilheteiras demonstram que o público japonês continua a buscar inovações e narrativas envolventes. O público deve acompanhar de perto as novas produções que surgem no horizonte, enquanto continua a apoiar as franquias e produções que fazem parte do imaginário coletivo. Sem dúvida, o cinema japonês está mais vivo e vibrante do que nunca.
Fontes: Kōgyō Tsūshin, comScore via KOFIC.